top of page
Foto do escritorMendes Ishak

Entenda a importância da gestão de estoque


Estar à frente de um negócio exige atenção constante no financeiro, nas pessoas, em suprimentos, e em muitos outros detalhes envolvidos na operação diária. Existe uma área que exige também atenção, mas que a gestão, por vezes, fica em segundo plano. Estamos falando do estoque. Há inúmeras razões para as empresas não medirem esforços para gerir seus estoques, mas podemos resumir em uma só: Estoque significa dinheiro, e dar a devida atenção a ele é muito importante para evitar perdas financeiras. Se essa razão convenceu você a controlar melhor o seu, esse artigo vai te ajudar a dar o primeiro passo.

Comece cadastrando as fichas técnicas do seu produto no sistema. Podemos dizer que as fichas técnicas de serviços/produtos são o coração das empresas. Somente com as fichas técnicas alinhadas e alimentadas da forma correta, será possível controlar de forma efetiva o consumo e o custo de cada produto/serviço faturado.


Realize todas as entradas de nota dos seus insumos no sistema. Essa atividade costuma ser ignorada ou feita de forma incorreta. Mas fique atento! A entrada de nota é responsável por apontar a quantidade de insumos que alimenta o estoque, sempre atentando para o alinhamento com as unidades de consumo.


Também não se esqueça de registrar as perdas. É importante que essas sejam registradas no sistema para garantir precisão e eficiência. Caso as perdas não sejam lançadas, você terá uma divergência no seu estoque cujo o motivo não estará mapeado.


Para garantir que os passos anteriores estão sendo executados corretamente, crie uma rotina de conferências. Uma frequência apropriada ajuda no controle e eficiência do estoque, evitando “surpresas” no decorrer do tempo. É importante estabelecer uma rotina eficaz, com a verificação da quantidade de reabastecimento e perdas, alinhado com as saídas registradas no sistema.


Por fim, tenha em mente que a boa prática indica que a exatidão ideal do estoque é a partir de 95%. Isso significa que, para o seu estoque ser considerável saudável, este deve ser 95% ou mais fidedigno ao estoque estimado no sistema, considerando as entradas, saídas e perdas registradas nele.

Como anda a saúde do seu estoque? Podemos ajudar você na gestão, fale com um dos nossos consultores.



32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page